Shape: :::::Oh-Yes::::: Shape Gayle for Gaia Lel EvoX
Cabelo: RAMA.SALONxSintiklia - Sofia Hair 'EXCLUSIVE Pack
Tatuagem: [CAROL G] Token Upper TaTToo - Color
Bodysuit + calcinha: StunnerOriginals Outfit Luciene Fatpack
Shape: :::::Oh-Yes::::: Shape Gayle for Gaia Lel EvoX
Cabelo: RAMA.SALONxSintiklia - Sofia Hair 'EXCLUSIVE Pack
Tatuagem: [CAROL G] Token Upper TaTToo - Color
Bodysuit + calcinha: StunnerOriginals Outfit Luciene Fatpack
Uma coisa ninguĂ©m pode negar.... o SL Ă© um mundo de negĂ³cios!!!
Aqui se tem de 1.. TUDO!!! Shape, skin, cabelos, brincos, Ă³culos, bolsas, roupas, sapatos, tatuagens, unhas, agĂªncias de casamento, maternidade, serviços de decoraĂ§Ă£o, identidade visual, absolutamente tudo para casa, jardins, loja... vc pode ser lojista, modelo, padre, dj, mĂ©dico, cerimonialista, produtor de eventos, designer de marca, personal style e mais uma porĂ§Ă£o de coisas que, certamente, nem caberia tudo numa postagem sĂ³. VocĂª pode atĂ© escolher sustentar a fatura do cartĂ£o RL, comprar lindens, bancar o herdeiro SL e viver aqui de fazer pourra nenhuma. Se isso nĂ£o Ă© um paraĂso de mercado... ou nĂ£o sei mais o que Ă©.
Claro que, tal qual como a problemĂ¡tica RL, ter negĂ³cios aqui exige tempo, dedicaĂ§Ă£o, tempo, esforço, tempo, estudo, tempo, profissionalismo... eu citei tempo? Pois! AlĂ©m de entender toda a logĂstica necessĂ¡ria entre produĂ§Ă£o e oferta do seu produto, vocĂª precisa dedicar boas horas com o rabo sentado na cadeira, consumindo muita luz e internet se deseja ter algum retorno financeiro da sua atividade. Independente do que vocĂª escolha fazer, levar as coisas a sĂ©rio Ă© a base de todo e qualquer negĂ³cio aqui dentro.
Como eu nĂ£o conseguiria falar, sozinha, de como o maquinĂ¡rio comercial funciona aqui dentro, eu convidei o Felipe Pearl para uma rĂ¡pida entrevista. Felipe sempre destaca o trabalho dele como Vice Almirante do Corpo de Fuzileiros Navais do SL. Contudo, Ă© impossĂvel acompanha-lo nĂ£o observar as colocações dele sobre a questĂ£o de trabalho nesse nosso mundo virtual. Dono da marca Fine Products, uma loja de full perms, Pearl se mostra muito atento Ă s questões comerciais. Foram os pontos de vista dele que me levaram a fazer o convite para esta postagem. Vamos conferir!
Tayga: Para começar, quanto tempo vocĂª tem de SL e hĂ¡ quanto tempo decidiu criar para o metaverso? O que startou em vocĂª a ideia e/ou a vontade de trabalhar por aqui?
Felipe Pearl: Minha jornada no Second Life começou em 2007, mas foi em 2010 que realmente me estabeleci aqui. Em 2014, quando comecei a organizar grupos no SL, percebi a escassez de uniformes sĂ©rios e de qualidade no metaverso. Inicialmente, minhas criações eram voltadas para o uso pessoal e dos grupos que eu liderava, mas, com o tempo, fui aperfeiçoando minhas habilidades, e o que começou como uma necessidade pessoal se transformou em um negĂ³cio profissional.
T: O SL fornece muitas possibilidades de negĂ³cios, tanto para vendas de produtos como para oferta de serviços. Mesmo diante disso, alguns players que falam da vontade de ganhar lindens aqui se sentem desestimulados a iniciar o prĂ³prio negĂ³cio. O que acha que causa esse desestĂmulo?
FP: O padrĂ£o de qualidade no Second Life evoluiu significativamente. Antigamente, produtos simples conseguiam vendas, mas hoje Ă© preciso um nĂvel maior de profissionalismo para se destacar. Embora as grandes lojas ainda nĂ£o monopolizem o mercado, elas elevam o padrĂ£o de exigĂªncia, forçando atĂ© pequenos lojistas a oferecerem produtos de alta qualidade para serem notados. AlĂ©m disso, muitos desistem ao perceber que o sucesso nĂ£o vem da noite para o dia, pois empreender requer dedicaĂ§Ă£o constante e uma visĂ£o de longo prazo.
T: Muito se discute sobre as criações do SL no quesito de haver uma enorme quantidade de ofertas de produtos idĂªnticos ou mesmo muito parecidos no mercado. VocĂª acredita que a originalidade jĂ¡ nĂ£o pode mais ser alcançada ou ainda Ă© possĂvel buscĂ¡-la e oferecĂª-la?
FP: A originalidade ainda Ă© plenamente alcanĂ§Ă¡vel e deve ser uma busca constante. Embora eu tenha começado vendendo produtos Full Perm, como muitos outros lojistas, hoje crio e vendo Full Perms para eles e, alĂ©m disso, recebo constantemente pedidos para custom mesh de produtos que ainda nĂ£o foram reproduzidos no SL, mas que existem na vida real. Assim como na vida real temos uma diversidade de produtos, no SL tambĂ©m Ă© possĂvel encontrar essa variedade. Grandes eventos no SL continuam a ser palco para lançamentos de produtos originais todos os meses.
T: VocĂª jĂ¡ expressou que lojistas que focam apenas nos eventos de final de semana podem nĂ£o estar fazendo a melhor escolha para se manter no mercado. VocĂª pode falar mais sobre isso?
FP: Concentrar-se apenas em eventos de final de semana pode ser uma estratĂ©gia restritiva. Embora esses eventos possam gerar lucro rĂ¡pido, eles nĂ£o garantem a longevidade de uma marca. Para se manter relevante no mercado, Ă© essencial diversificar as estratĂ©gias, mantendo uma presença ativa no marketplace e participando de eventos maiores, alĂ©m de outras plataformas. Isso ajuda a construir uma base de clientes fiel e sĂ³lida, que vai alĂ©m das promoções de curto prazo.
T: Agora a melhor hora... qual sua dica de sucesso para quem deseja empreender por aqui?
FP: Perseverança Ă© a chave. O sucesso no Second Life Ă© construĂdo com paciĂªncia, constante aprendizado e uma boa dose de criatividade. NĂ£o se deixe abater pelos obstĂ¡culos iniciais e esteja sempre disposto a inovar. Valorize o feedback dos seus clientes e esteja atento Ă s mudanças no mercado, mantendo o foco na qualidade e na originalidade das suas criações.
Ficou um gostinho de quero mais retado nĂ©? Quando eu fiz as perguntas, fiquei com uma imensa vontade de fazer outras tantas. Isto porque, Ă© notĂ¡vel que nosso entrevistado tem muito a dizer sobre esse inesgotĂ¡vel assunto. PorĂ©m, a ideia aqui Ă© trazer pontos que possam ser mais relevantes e que mantenham a leitura rĂ¡pida e prazerosa. Afinal, se vocĂª, assim como eu, o Felipe e tantos outros, trabalha dentro do SL, sabe que a mĂ¡xima aqui Ă© real: tempo Ă© dinheiro!
Finalizo com meus sinceros agradecimentos ao marido da Sra Rhia Young que jĂ¡ me arrancou risos sinceros comentando sobre confundirem ela, novinha, com a neta dele, o avatar coroa (hahahaha desculpa casal.... eu jĂ¡ ri tantas vezes das postagens e comentĂ¡rios de vcs sobre isso que eu nĂ£o poderia deixar passar batido). Muito obrigada.
Espero que essa postagem anime vocĂª que deseja iniciar seu prĂ³prio negĂ³cio por aqui.
Um xĂªro!
Felipe Pearl no Facebook
Outfit (incluindo sapatos, bolsa e Ă³culos: Ella Outfit By BlackbirdLace
Bodysuti (BOM): :::::Oh-Yes::::: 2024005 Bodysuit
Tatuagem: Love Heart - Neck Tattoo [CAROL G] (Sweet Tattoo Collection)
P.S: A foto do Felipe Pearl foi retirada do perfil dele no Facebook.
Cabelo: tram H1020 hair / HUD-A
Lingerie: Kailani Set By BlackbirdLace
Brincos: ORSINI Jewel Care HW SANA Earrings
Colar: ORSINI Jewel Care HW SANA Necklace
Tatuagem: Analogy Tattoo [CAROL G] Fatpack 3 Colors
Cabeça: LeLUTKA Raven Head 4.0
Corpo: Vallore - Ayla mesh body 1.1
Shape: :::::Oh-Yes::::: Shape Roxie for Raven Lel EvoX LARAX
Cabelo: RAMA.SALONxSintiklia - Sofia Hair
Colar: B7 CHAIN CRUZ 3 (GOLD)
Lingerie: [LS] LINGERIE DRESS AYLA MESH BODY
Tatuagem: Naia Tattoo * Henna [CAROL G]
Cabeça: LeLUTKA Gaia Head 4.0
Shape: :::::Oh-Yes::::: Shape Gayle for Gaia Lel EvoX
Boina: :: Believe :: 988 ::..ADD-ME
BandAid: :: Believe :: 990::..ADD-ME
Vestido: Jaya Outfit By BlackbirdLace
Cabeça: LeLUTKA Briannon Head 4.0
Shape: :::::Oh-Yes::::: Shape Benita for Briannon Lel EvoX
Cabelo: RAMA.SALON - Jenny Hair 'Naturals Pack'
Pasties: :::::Oh-Yes::::: 2024022 Pasties
Colar B7 CHAIN GOAT 2.0 FATPACK
Tatuagem: Alana Tattoo Color [CAROL G]
Terno: [Elementtare] Abilio Suit - 03
Calça: [Elementtare] Abilio Pants - 03
Colar: B7 CHAIN MONEY$7 FATPACK